Titulo:
IDENTIDADE
Área temática: História
Professora Regente da Turma: Erlandia Silva Sousa
Área temática: História
Professora Regente da Turma: Erlandia Silva Sousa
Período: 10 a 20
de Novembro de 2012
Local de desenvolvimento do projeto: Colégio Dr. Magno Bacelar
JUSTIFICATIVA
Local de desenvolvimento do projeto: Colégio Dr. Magno Bacelar
JUSTIFICATIVA
O projeto
foi elaborado com o intuito de ajudar o aluno a descobrir sua identidade junto
com o grupo, partilhando suas experiências e valorizando sua vivência e
conhecimento adquiridos. Através desse trabalho, estaremos promovendo a interação
entre os alunos, e oferecendo a oportunidade de se expressar e relatar suas experiências
de vida, onde eles mesmos possam se descobrir e descobrir o outro com quem
convivem de maneira interativa e prazerosa, realizando atividades que vão de
encontro com essas descobertas.
OBJETIVOS
Resgate
da identidade dos alunos proporcionando momentos de encontros e descobertas com
a identidade pessoal de cada um por meio de atividades interessantes que os
levem a pesquisas, criações, produções e leituras de textos referentes ao
assunto trabalhando.
METODOLOGIA
Na
primeira etapa do projeto será feito um levantamento sobre a vida dos alunos, como
por exemplo: nome completo, endereço, seus hábitos, por que estuda, como é sua
personalidade e, por fim, qual seria o seu maior sonho.
Para um
melhor embasamento serão feitas algumas leituras, uma breve discussão,
tudo isso pautado em um trabalho participativo com reflexões, questionamentos
sobre a sociedade e a escola em que estão inseridos.
Na segunda etapa passarão para a pesquisa ação, que
irá implicar na coleta de dados sobre o ambiente e a situação que está sendo investigada,
sendo o ambiente natural a principal fonte dos dados e o pesquisador, que será
o próprio aluno, o principal instrumento. O educador passará a conhecer melhor seus
alunos, bem como, suas convicções, suas condições de vida e as características
do grupo social a que pertencem.
Na terceira etapa serão expostas as etapas
anteriores através de documentos tecnológicos como: câmera digital para
registrar a localização do bairro, suas moradias e os lugares que costumam frequentar,
fazer algumas observações sobre como dar-se à vida no bairro, onde irão falar
sobre seus hábitos, se trabalham e porque estudam, se tem sonhos e como
pretendem realizá-los.
Na quarta etapa, os dados colhidos, serão posteriormente digitados e,
consequentemente, exibidos através de data show, para apreciação do grupo,
contendo informações como as fotos tiradas do bairro e músicas que venham dar
mais sentido e emoção ao trabalho.
RECURSOS
Livros, papéis, lápis grafite, aparelhos de som, CD, Computador, data
show, músicas, câmeras, celulares etc.
AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto
de acordo com a participação dos alunos.
Para Paulo Freire
"o homem é o sujeito da educação e, apesar de uma grande ênfase no
sujeito, evidencia-se uma tendência interacionista, já que a interação
homem-mundo, sujeito-objeto é imprescindível para que o ser humano se
desenvolva e se torne sujeito de sua práxis"
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TORNAGHI,
Alberto José da Costa. Tecnologias na
educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista – 2. ed. –
Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação e do
Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Brasília: MEC, 2001;
Ver comentários