Titulo: IDENTIDADE
Área temática: História
Professora Regente da Turma: Erlandia Silva Sousa
Público Alvo: EJA – Educação de Jovens e Adultos
Período: 10 a 20 de Novembro de 2012
Local de desenvolvimento do projeto: Colégio Dr. Magno Bacelar


JUSTIFICATIVA

O projeto foi elaborado com o intuito de ajudar o aluno a descobrir sua identidade junto com o grupo, partilhando suas experiências e valorizando sua vivência e conhecimento adquiridos. Através desse trabalho, estaremos promovendo a interação entre os alunos, e oferecendo a oportunidade de se expressar e relatar suas experiências de vida, onde eles mesmos possam se descobrir e descobrir o outro com quem convivem de maneira interativa e prazerosa, realizando atividades que vão de encontro com essas descobertas.

OBJETIVOS

Resgate da identidade dos alunos proporcionando momentos de encontros e descobertas com a identidade pessoal de cada um por meio de atividades interessantes que os levem a pesquisas, criações, produções e leituras de textos referentes ao assunto trabalhando.

METODOLOGIA

Na primeira etapa do projeto será feito um levantamento sobre a vida dos alunos, como por exemplo: nome completo, endereço, seus hábitos, por que estuda, como é sua personalidade e, por fim, qual seria o seu maior sonho.
Para um melhor embasamento serão feitas algumas leituras, uma breve discussão, tudo isso pautado em um trabalho participativo com reflexões, questionamentos sobre a sociedade e a escola em que estão inseridos.
Na segunda etapa passarão para a pesquisa ação, que irá implicar na coleta de dados sobre o ambiente e a situação que está sendo investigada, sendo o ambiente natural a principal fonte dos dados e o pesquisador, que será o próprio aluno, o principal instrumento. O educador passará a conhecer melhor seus alunos, bem como, suas convicções, suas condições de vida e as características do grupo social a que pertencem.
Na terceira etapa serão expostas as etapas anteriores através de documentos tecnológicos como: câmera digital para registrar a localização do bairro, suas moradias e os lugares que costumam frequentar, fazer algumas observações sobre como dar-se à vida no bairro, onde irão falar sobre seus hábitos, se trabalham e porque estudam, se tem sonhos e como pretendem realizá-los.
Na quarta etapa, os dados colhidos, serão posteriormente digitados e, consequentemente, exibidos através de data show, para apreciação do grupo, contendo informações como as fotos tiradas do bairro e músicas que venham dar mais sentido e emoção ao trabalho.

RECURSOS

Livros, papéis, lápis grafite, aparelhos de som, CD, Computador, data show, músicas, câmeras, celulares etc.

AVALIAÇÃO

Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.
Para Paulo Freire "o homem é o sujeito da educação e, apesar de uma grande ênfase no sujeito, evidencia-se uma tendência interacionista, já que a interação homem-mundo, sujeito-objeto é imprescindível para que o ser humano se desenvolva e se torne sujeito de sua práxis"




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TORNAGHI, Alberto José da Costa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista – 2. ed. – Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010.
 BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Brasília: MEC, 2001;



 

               
               

               

1

Visualizar comentários

Carregando